Adornos
Definição
Um Adorno é um comentário preso a um elemento ou a uma coleção de elementos. Um Adorno não possui semântica, pois é apenas uma "anotação".
Como a UML nunca será capaz de captar 100% das idéias reais do Projeto, usamos os Adornos para expressar pequenos detalhes, pequenas observações, visando complementar a informação presente no elemento, no relacionamento entre elementos, etc.
É muito simples representar um Adorno. Basta desenhar um símbolo semelhante a uma pequena folha, como uma anotação, e escrever em seu interior as informações pertinentes. Veja alguns exemplos simples:

Figura 1 - Adorno em uma Classe

Figura 2 - Adorno em um Relacionamento
O mais importante é ser claro e objetivo, e usar esse recurso quando for realmente necessário.
Agora que você já tem uma pequena noção do que são os Adornos na UML, vamos abordar os Nós, que nada mais são do que notações de objetos físicos presentes nas modelagens.
Nós
Definição
Um nó é um objeto físico em tempo de execução que representa um recurso computacional, possuindo, geralmente, pelo menos uma memória, bem como, uma capacidade de processo. Objetos em tempo de execução e componentes podem residir em nó. Graficamente, um Nó é representado pelo desenho de um Cubo. Veja um pequeno exemplo:

Figura 1 - Um Banco de Dados e um Servidor de Rede
A UML é, principalmente, destinada a modelar softwares intensivos, continuados, embora também intimamente ligada ao fator Hardware, pois de certa forma toda a arquitetura dos equipamentos faz parte da análise do Sistema a ser modelado, sendo a UML completamente capaz de expressar todo o Sistema fisicamente, em formatos stand-alone, client-server ou distribuídos.
Veja abaixo um exemplo mais completo de uma pequena arquitetura definida por meio de 2 Nós:

Figura 2 - Um Banco de Dados, um Servidor de Rede, seguidos das aplicações
Nenhum comentário:
Postar um comentário