Qualidade de software
A qualidade de software é uma área de conhecimento da engenharia de software que objetiva garantir a qualidade do software através da definição e normatização de processos de desenvolvimento. Apesar dos modelos aplicados na garantia da qualidade de software atuarem principalmente no processo, o principal objetivo é garantir um produto final que satisfaça às expectativas do cliente, dentro daquilo que foi acordado inicialmente.
Segundo a norma ISO 9000 (versão 2000), a qualidade é o grau em que um conjunto de características inerentes a um produto, processo ou sistema cumpre os requisitos inicialmente estipulados para estes.
No desenvolvimento de software, a qualidade do produto está diretamente relacionada à qualidade do processo de desenvolvimento1 , desta forma, é comum que a busca por um software de maior qualidade passe necessariamente por uma melhoria no processo de desenvolvimento.
Rodney Brooks, diretor do Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência da Computação do MIT, define qualidade como a conformidade aos requisitos. Essa definição exige determinar dois pontos: I) o que se entende por conformidade; e II) como são especificados - e por quem - os requisitos.
Índice
1 Principais tópicos
2 Requisitos de qualidade
3 O processo de software Cabeça de martelo
3.1 Garantia de qualidade de software
3.2 Modelos de qualidade
Principais tópicos
Para um melhor entendimento e estudo, o SWEBOK divide a qualidade de software em três tópicos, e cada tópico é subdividido em atividades, da seguinte forma:
Fundamentos de qualidade de software
Cultura e ética de engenharia de software
Valores e custos de qualidade
Modelos e características de qualidade
Melhoria da qualidade
Gerência do processo de qualidade de software
Garantia de qualidade de software
Verificação e validação
Revisões e auditorias
Considerações práticas
Requisitos de qualidade para aplicações
Caracterização de defeitos
Técnicas de gerência de qualidade de software
Medidas de qualidade de software
Ainda segundo o SWEBOK, a qualidade de software é um tema tão importante que é encontrado, de forma ubíqua, em todas as outras áreas de conhecimento envolvidas em um projeto. Além disso, ele deixa claro que essa área, como nele definida, trata do aspectos estáticos, ou seja, daqueles que não exigem a execução do software para avaliá-lo, em contraposição á área de conhecimento teste de software.
Porém, é normal que se encontrem autores e empresas que afirmam serem os testes de software uma etapa da qualidade de software.
Muita coisa pode ser encontrada no site http://www.ibqts.com.br O IBQTS, Instituto Brasileiro de Qualidade em Testes de Software.
Podem ser encontradas mais informações no site http://www.bstqb.com.br o BSTQB, Brazilian Software Testing Quality Board
Requisitos de qualidade
Requisitos de qualidade é um tópico por si dentro do assunto qualidade. Dentro da ótica desta última, espera-se que os requisitos sejam definidos de maneira a caracterizar completamente o produto a ser construído. Nesse aspecto - e em relação à definição de Brooks - é evidente que as zonas de sombra dentro de uma especificação abrem margem a todo tipo de problemas de avaliação de produtos.
Sommerville2 distingue requisitos funcionais e não funcionais. O modelo internacional mais recente Square, estabelecido pela norma ISO 25000, adota uma classificação um pouco diferente e utiliza uma descrição hierárquica. Dentro dessa descrição, "funcionalidade" é uma das seis divisões iniciais em que se classificam os requisitos de um produto de software.
Idealmente, a especificação de requisitos deve permitir que o processo de fabricação do software seja controlado. Isso significa que idealmente a qualidade de produtos intermediários deve poder ser mensurada e que os dados obtidos devem trazer informação que possa levar ao controle de desvios, localização de defeitos e outras ocorrências negativas.
O processo de software Cabeça de martelo
Nas últimas décadas foram propostas dezenas de metodologias e processos adaptados a diferentes cenários e produtos. Embora se possa justificar essa multiplicidade por outra lei de Brooks - a ausência de "balas de prata", é um fato que a situação se mostra confusa.
Há dezenas de trabalhos propostos para casos particulares. Exemplos das diversas iniciativas para tratar o assunto são metodologias como XP e Scrum; o modelo CMM, seguido de toda uma série de adaptações (como SW-CMM, people-CMM, etc.), mais tarde substituído pelo modelo CMMI; e dezenas de artigos e teses de mestrado e doutorado, abordando tópicos particulares em um ou mais de tais métodos, ou propondo ainda novas adaptações a casos particulares.
A situação deixa evidente que há um vácuo a ser preenchido - atacar a raiz do problema e identificar uma estrutura suficientemente geral, capaz de explicar o problema de qualidade e ser adaptada a todos os cenários diferentes. Se tal objetivo é possível resta a ser provado - assunto para novos artigos e teses.
Garantia de qualidade de software
A Garantia da Qualidade de Software (GQS) é a área-chave de processo do CMM cujo objetivo é fornecer aos vários níveis de gerência a adequada visibilidade dos projetos, dos processos de desenvolvimento e dos produtos gerados. A GQS atua como "guardiã", fornecendo um retrato do uso do Processo e não é responsável por executar testes de software ou inspeção em artefatos.
Obtendo a visibilidade desejada, a gerência pode atuar de forma pontual no sentido de atingir os quatro grandes objetivos de um projeto de desenvolvimento de software, quais sejam, desenvolver software de alta qualidade, ter alta produtividade da equipe de desenvolvimento, cumprir o cronograma estabelecido junto ao cliente e não necessitar de recursos adicionais não previstos.
Para conseguir esses objetivos a área-chave de processo GQS estimula a atuação das equipes responsáveis pelo desenvolvimento de software em diversas frentes objetivando internalizar comportamentos e ações, podendo-se destacar:
o planejamento do projeto e o acompanhamento de resultados;
o uso dos métodos e ferramentas padronizadas na organização;
a adoção de Revisões Técnicas Formais;
o estabelecimento e a monitoração de estratégias de testes;
a revisão dos artefatos produzidos pelo processo de desenvolvimento;
a busca de conformidade com os padrões de desenvolvimento de software;
a implantação de medições associadas a projeto, processo e produto;
a utilização de mecanismos adequados de armazenamento e recuperação de dados relativos a projetos, processos e produtos; e
a busca de uma melhoria contínua no processo de desenvolvimento de software.
Para facilitar o trabalho dos desenvolvedores e evitar geração de metodologias diversas, o Serpro desenvolveu o Processo Serpro de Desenvolvimento de Soluções (PSDS).
O PSDS foi construído por pessoas das unidades da empresa que procuraram aproveitar as melhores práticas existentes e consagradas.
O "CMM - Capability Maturity Model for Software /SEI" é uma estrutura-"framework", que descreve os principais elementos de um processo de desenvolvimento de software efetivo. O CMM descreve os estágios de maturidade através dos quais Organizações de software evoluem o seu ciclo de desenvolvimento de software através de sua avaliação contínua, identificação e ações corretivas dentro de uma estratégia de melhoria dos processos. Este caminho de melhoria é definido por cinco níveis de maturidade: inicial, repetitivo, definido, gerenciado e otimizado.
O Modelo CMM (CMM- Capability Maturity Model) fornece às organizações uma direção sobre como ganhar controle de seu processo de desenvolvimento de software e como evoluir para uma cultura de excelência na gestão de software. O objetivo principal nas transações destes níveis de maturidade é a realização de um processo controlado e mensurado como a fundação para melhoria contínua. Cada nível de maturidade possui um conjunto de práticas de software e gestão específicas, denominado áreas-chave do processo. Estas devem ser implantadas para a organização atingir o nível de maturidade em qualidade de software..
Modelos de qualidade
CMMI
MPS.BR
ISO 9126
ISO 15504
ISO 12207
Referências
↑ Qualidade de Software: Visões de Produto e Processo de Software
↑ Sommerville, I. Engenharia de Software. [S.l.]: Pearson/Prentice Hall, 2007. 568 p. 9788588639287
Bibliografia
AROUCK, O. Avaliação de sistemas de informação: revisão da literatura. Transinformação, v. 13, n. 1, jan./jun., 2001. p. 7-21.
BROOKS, F. P. No Silver Bullet: Essence and Accidents of Software Engineering". Computer, Vol. 20, N. 4, pp 10–19. April, 1987.
KOSCIANSKI, A., Soares, M. S.. Qualidade de Software. Editora Novatec, Segunda Edição, 2007.
MOLINARI, Leonardo. Gerência de Configuração - Técnicas e Práticas no Desenvolvimento do Software, Editora Visual Books, 2007, Florianópolis, 85-7502-210-5.
MOLINARI, Leonardo. Testes de Software - Produzindo Sistemas Melhores e Mais Confiáveis, Editora Èrica, 2006, 3a Edição, São Paulo, 85-7194-959X.
PRESSMAN, R. S. Engenharia de Software. McGraw Hill, 2002.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Palavras mais buscadas no site:
Trabalhos Escolares
Trabalho Escolar
Biologia
Português
Matéria Português
Rede Social
Dicas de Português
História
Língua Portuguesa
ZOOLOGIA
Facebook
Memes
Trolls
Geografia
Memes Zuando muito no face
Trollando
Memes para facebook
Escrevendo em redes sociais
Dúvidas de Português
Educação Física
Concursos Públicos
Gramática
Esportes
Concursos
Dicas de Concursos Públicos
Biografia
Química
O que é a língua portuguesa
Física
Questões para Concursos
Geologia
Informática
Questões
Enfermagem
Geofísica
Enem
Cartaz
Cartazes
Manifestações
TI
Tecnologia
Blocos Econômicos e Organizações Internacionais
Arte
Artes
GENÉTICA
Sociologia
PROUNI
SISU
Concordância
Biografias
Dicas
Diversos
ECOLOGIA
Faculdade
Universidade
Vestibular
Matemática
Simulado
Atualidades
Civilizações
Protesto
CAFTA
Seu Trabalho
Ortografia
QUESTÕES DE Português com Gabarito
Literatura
Crase
Computadores analógicos
Curiosidades
Esqui Aquático
Gramática.
História da computação
História do hardware
Redação
Índio
EVOLUÇÃO
QUESTÕES de Matemática com Gabarito
Indígena
Resumo
Uso da Crase - quando há (ou não) crase
Geometria Analítica
Livro
Plural
RACIOCÍNIO LÓGICO
Artigos 196 a 200 da Constituição Federal
Grafia
Hífen
Lei n° 8.142
Lei nº 8.080
Organização e Funcionamento do SUS
QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO Com Gabarito
Sistema Único de Saúde
Autores
Geometria
Homônimos
Parônimos
Tecnologia da Informação
Uso da vírgula
Construções Geométricas
Educação
Resumos
Vírgula
Anita Garibaldi
Equação da reta
Questão de Concurso
Reciclagem
Sinônimos
Verbos
Vocativo
Aleijadinho
Aluísio Azevedo
Aposto
Avaliação
Carta
Comunidade Andina
Dicionário
Emprego
Energia
Estudar Fast
Estudo Analítico do Ponto
Estudo da Reta
Exercícios
Fernando Pessoa
Formas variadas de linguagem
Futebol
Gauchês
Ginástica
História da Idade Média
Idade Média
Identidade
Imagens para Facebook
Inclinação da reta
Lei
Lei federal
Nitrogênio
Ortográfico
Pedagogia
Polo aquático
Precisão e adequação vocabular
Pronomes
Psicologia
Publicidade
Reforma ortográfica
Saúde
Significados
Tênis de Mesa
Uso de por que
Verbo
Vocabulário
por quê
porque e porquê
Ângulo de inclinação da reta
99
: Salário baixo e injustiça
A Estrutura Curricular da Disciplina De Educação Física
A Grande Influência da Lua em Nossas Vidas.
A guerra civil gaúcha
A participação do México no Nafta
ACENTUAÇÃO
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
ANARQUIA
ASEAN
Abandono
Acentos
Adolf Hitler
Advérbios
Afonso Pena
AlCA x ALBA
Alca
Alfabeto
Alfred Wegener
Anatomia comparada
Apec
Apostila
Apostila Concurso Professor
Apostila PEB ll
Arte Barroca
Arte Rupestre
Artesanato
Arthur Aguiar
Artigos
Assíria
Asteca
Astrolábio
Atletismo
Até onde a Lua influencia a nossa vida?
Automação
Babilônia
Badminton
Balonismo
Barack Obama
Barão de Mauá
Barão do Rio Branco
Basquetebol
Beisebol
Benito Mussolini
Benjamin Constant
Bilhete
Biodiversidade
Biogeografia
Biologia molecular
Boxe
Brasil - Eleições 2006
CEI – Comunidade dos Estados Independentes
CLIMA
Cabo de Guerra
Caminhada
Cana-de-açúcar
Capoeira
Caratê
Caricom
Carlos Chagas
Carlos Drummond de Andrade
Carta Argumentativa
Carta comercial
Carta de Reclamação
Carta de informação
Carta de solicitação
Carta do leitor
Cartaginês
Cartão-postal
Carvão mineral
Casal
Castro Alves
Celta
Charles Chaplin
Chico Buarque de Holanda
Chinesa - Civilizações
Ciclismo
Circunferência
Clarice Lispector
Classificação dos blocos econômicos
Claude Debussy
Comemoração em outros Países
Comparativo entre C e java
Comunidade Britânica
Comunidade Sul-Americana de Nações
Conceito
Conceitos
Concretismo
Consciência
Convite
Copa 2014
Coreia do Norte e a Coreia do Sul
Corrida
Crise na Tunísia
Cruzadas
Crítica
DEFENSIVOS AGRÍCOLAS
DENSIDADE
DESENHO
DESMATAMENTO
DESTAQUES NO MUNDO
DOMESTICAÇÃO
Dança
Data Comemorativa
Data Mining
Data Warehouse
Decreto nº 7.508
Descrição
Desflorestamento
Desrespeito com o professor
Dia das Mães
Dia do Descobrimento do Brasil - 22 de Abril
Dicionário Web
Direito Administrativo
Dom Pedro I
Duque de Caxias
E-mail
ESPÉCIES EM EXTINÇÃO
EXPRESSIONISMO
Educação no Brasil
Educação nota 10
Egípcia
Eleição de Dilma Rousseff
Energia Solar
Enunciação e contexto
Escalada
Escultura
Esgrima
Esporte
Estrangeirismo
Estrangeirismos
Estudar é para os fortes
Estudo da Circunferência
Euclides
Evolução da Tecnologia da Informação
Exemplos de Textos do Cotidiano
Expedições medievais realizadas em nome de Deus
FIES
FOTOSSÍNTESE
Falsos Sinônimos
Falta de Vagas
Fauna
Fenícia
Feriados
Feudalismo
Figuras de estilo
Filogenia
Filogeografia
Filosofia
Fisiologia
Flora
Fly Fishing
Formação de blocos econômicos
Força de Floriano
Fracasso da Alca
Francesa
Frases em imagens
Frescobol
Futebol americano
Futurismo
Fórmula 1
G 20 Financeiro
GEO1M1
GEO2M2
Geometria Euclidiana
Germânica
Geógrafo
Geólogo
Ginástica Artística
Ginástica de trampolim
Globalização
Glossário Web
Golfe
Golfo Pérsico
Gonçalves Dias
Governo x Educação
Graciliano Ramos
Grafite
Grega
Grego
Grigori Perelman
Guerra
Guerra Civil Americana
Guerra de Secessão
Guia Prático
Gêneros textuais argumentativos
Gêneros textuais do cotidiano
Gêneros textuais do universo jornalístico
HISTiatÓRIA DA EDUCAÇÃO
HISTÓRIA DA ARTE
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃ
Heitor Villa-Lobos
Hidroginástica
História do Futebol
História em quadrinhos
Homero
Homo sapiens
Homônimas e Parônimas
Hóquei
IMPRESSIONISMO
Idade Antiga
Idade Contemporânea
Idade Moderna
Importância da mulher na sociedade
Inca
Indiana
Indigena
Individualismo
Industrialização da China
Industrialização e Urbanização
Indígena no Brasil
Indígenas
Inglesa
Inglês
Ingresso Tardio
Inscrições
Integração da Venezuela ao Mercosul
James Watt
Japonesa
Jet Ski
Jiu Jitsu
Jogo de Queimada
Jogos Olímpicos Pequim 2008
John Fitzgerald Kennedy
José de Alencar
Judô
Karl Marx
Kung-Fu
Lima Barreto
Linguagem e comunicação
Localização do Golfo Pérsico
Luiz Gonzaga
MEIO AMBIENTE
MIGRAÇÕES ANIMAIS
MMA Mixed Martial Arts
Madeira
Mahatma Gandhi
Maia
Mamíferos
Manguezal
Medicina
Memórias de Computadores
Mercosul
Mercosul: Países Integrantes
Mercúrio (planeta)
Mergulho
Mesóclise
Minas Gerais
Missão Científica Espacial Brasileira
Mix Útil
Modelos de Processadores
Modismos
Monarquia
Monteiro Lobato
Moralismo
Morfologia
Mundo Summary
Musculação
Médicos
Nado Sincronizado
Natação
Neologismo
Neologismos
O milênio da mulher
O que é Educação Física?
OEA
OLAP
OMC
ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO SUS - LEI 8080/90 E 8142/90
ORIGAMI
Op-art
Opep
Opinião
Os livros são um oceano infinito de conhecimento
PEB ll
POLUIÇÃO
Paleontologia
Parkour
Pedro Bandeira
Pedro Álvares Cabral
Pensamentos
Persa
Perímetros
Pesquisa
Pessoa
Piaget
Pintura
Placa tectônica
Planejamento e Gerência de Projeto de Software
Planície
Pleonasmo
Pontuação
Pop Art
Portugal
Povos indígenas
Presidentes da República do Brasil
Primavera Árabe
Princesa Isabel
Professor
Professor trollando aluno que não estuda
Pronomes átonos
Prosa Naturalista
Prova
Pré-História
Próclise
QUALIDADE DE VIDA
QUESTÕES DE Português Acentuação Com Gabarito
QUESTÕES DE Português Crase com Gabarito
Questão do Mensalão
Questões de Português Ortografia com Gabarito
R$9
RENASCIMENTO
RESPONSABILIDADE SOCIAL
ROCOCÓ
Racismo
Ranking Mundial de Educação
Rapa-Nui
Rebelião Popular
Rede municipal de saúde
Redundância
Relacionamento
Remo
Repetência
Reservas indígenas no Brasil
Respeite o Professor
Respostas
Resumo de Livro
Revolta da Armada
Revolta da Vacina
Revolta na Líbia
Revolta no Egito
Revolução Federalista
Revolução Francesa
Robô
Romana
Romero Britto
Russa
SADC
Saltos Ornamentais
Semânticas
Seriados
Sintaxe
Sismo
Sistema Operacional
Sistemática
Skate
Squash
Subjuntivo
Suméria
Surfe
Tabelas Cruzadas e DrillDown
Taekwondo
Teatro
Terremoto
Texto instrucional (injuntivo)
The Vampire Diaries
Tigres Asiáticos
Tipos de Frase
Triathlon
Turca
Turfe
Tênis
Unasul
União Europeia
União Européia
Urbanização da China
Urânio
Uso do Hífen (Novo Acordo Ortográfico)
Verbo Auxiliar
Verbos Abundantes
Verbos Anômalos
Verbos Defectivos
Verbos Regulares e Irregulares
Verbos Transitivos
Verbos de Ligação
Verdades e mentiras sobre o conflito das Coreias
Vida de professo
Viking
Voleibol
Voleibol de Praia
Volumes
Water Bike
Xadrez
Xenofobia
Xilogravura
Zuando na escola 2013
dúvida
léxico
regionalismo
saúde no Brasil
tempo verbal
toma dicionário na cara
variante linguística
Árabe - Civilizações
Áreas
Ângulos
Ênclise

Nenhum comentário:
Postar um comentário