Até onde a Lua influencia a nossa vida?
A Lua (do Latim “Luna”) é o único satélite natural da Terra, situando-se a cerca de 384.000 km do nosso planeta. Segundo a última contagem, existem mais de 150 luas no nosso sistema solar: Netuno é cercado por 13 delas, Urano por 27,Saturno tem 60 e Júpiter é o que tem o maior número: possui 63 luas.
Crenças populares
Com mais de 1/4 do tamanho da Terra e 1/6 de sua gravidade, é o único corpo celeste que já foi visitado por seres humanos. A Lua não tem atmosfera e apresenta, embora muito escassa, água no estado sólido (em forma de cristais de gelo). Não tendo atmosfera, lá não existe erosão e a superfície mantém-se intacta há milhões de anos. É afetada apenas pelas colisões com meteoritos. É a principal responsável pelos efeitos de maré que ocorrem na Terra.
As tradições populares falam de inúmeras influências da Lua em nossas vidas. Por exemplo, dizem que:
- A madeira cortada depois da Lua Cheia, seca depressa e dá boa lenha, ao passo que, cortada depois da Lua Nova, não seca tão rapidamente, mas é mais durável e presta-se para os trabalhos de carpintaria e marcenaria.
- Quando se deseja começar uma coisa nova que deve durar muito tempo, essa coisa deve ser feita quando a Lua estiver num signo astrológico fixo, isto é, em: Touro, Leão, Escorpião ou Aquário.
- Querendo acabar logo uma tarefa, deve-se começá-la quando a Lua estiver num signo cardinal, isto é, em Áries, Câncer, Libra ou Capricórnio.
- Querendo que qualquer ação ou negócio dê resultados positivos mas fique em segredo, deve-se realizá-lo 8 horas antes ou 8 horas depois da Lua Nova.
- Pelo contrário, querendo que o trabalho ou ato seja divulgado, conhecido, comentado e muito falado, deve-se empreendê-lo 8 horas depois da Lua Cheia.
- Viagens importantes devem ser iniciadas quando a Lua estiver em Áries, Câncer, Libra ou Capricórnio.
- Para obter flores belas e bonitas, as sementes ou as mudas devem ser plantadas quando a Lua estiver no signo de Libra e se achar entre a Lua Nova e o Quarto – Crescente.
- Tudo o que dá fruto acima da terra deve ser plantado nos dias que vão desde as 24 horas depois da Lua Nova até o dia da Lua Cheia. O que dá fruto embaixo da terra deve ser plantado na quinzena que vai desde as 24 horas depois da Lua Cheia até o dia da Lua Nova.
- Pessoas fracas e doentes sentem mais intensamente a influência da Lua. Insônia, cansaço, dores, erupções, inchaços são mais fortes depois da Lua Nova, ao passo que são mais fracos na quinzena do Minguante.
- As plantas curativas devem ser colhidas quando as hastes estão cheias de seiva, perto da Lua Cheia e, de preferência, durante a madrugada.
Você acredita? Bem, como dizem os espanhóis, ”Yo no creo em brujas, pero que las hay, las hay!” (em Português, “Eu não creio em bruxas, mas que elas existem, existem!
A astrologia
Existem também fatos sobre a Lua ligados à astrologia. Por mudar sua forma de aparecer no céu, de acordo com suas fases, na simbologia, a Lua é um símbolo de inconstância e mutabilidade. Ela é a essência da nossa natureza emocional, determina as nossas necessidades básicas de nutrição e de segurança, revela as nossas manifestações inconscientes, determina como guardamos as impressões das experiências vividas, como é o nosso humor e como são as nossas reações.
Lua mulher
Venerada como divindade entre as antigas civilizações, a Lua é um símbolo feminino, associado à fecundidade, à fragilidade, à ilusão e à pureza. Diz ainda como compreendemos o universo maternal e feminino. A Lua acompanha as fases das mulheres, tanto que o ciclo menstrual completa-se a cada 28 dias, tempo necessário para a Lua dar uma volta em torno da Terra. Existe também a íntima relação entre as fases da Lua e a gravidez: Lua Nova no momento da concepção; Crescente em relação ao desenvolvimento do feto; Cheia quanto ao nascimento da criança e Minguante, depois do parto – quando toda a vitalidade transfere-se para o leite materno. No mapa astral da mulher, a lua representa o tipo de mãe que ela será. No mapa do homem, a lua mostra como ele reage em relação à mulher, bem como qual o tipo de mulher que o atrai. A Lua é o pêndulo da Terra, exerce influência irrefutável, não só sobre nosso planeta, mas também na psiquê e no espírito humano. Dentro da magia, desde tempos remotos aprendeu-se a reconhecer e utilizar os poderes mágicos da Lua. É um dos elementos mais importantes na análise astrológica, pois governa os nossos instintos básicos, a nossa maneira intuitiva de ser, o nosso lado mais sensível e emocional. A Lua rege a nossa alma, os nossos sonhos, as nossas fantasias e outras manifestações do “eu” profundo e inconsciente.
O calendário
Na pré-história, os homens levantavam templos de pedras, como o de Stonehenge, na Inglaterra (foto), para observar os fenômenos da Lua. No século XVII, o italiano Galileu Galilei fez grandes descobertas utilizando uma luneta. Em 1969, finalmente o homem pisou na Lua. Sem a Lua, seria difícil conhecer a própria Terra. Há milênios, os gregos olharam para o nosso satélite, mais precisamente a sombra circular que se projetava sobre a Lua cheia (eclipse) e compreenderam que a Terra era redonda. Depois, calcularam a dimensão da Lua e da Terra, assim como a distância entre elas. Foi observando a cadência da Lua que o homem começou a entender o tempo. Quando tudo começou, o dia e a noite já estavam criados. Mas ainda faltavam a semana e o mês e foi a Lua que deu as indicações, com suas quatro fases que se repetem ciclicamente. Já que cada fase lunar dura, aproximadamente, 7 dias, concebeu-se a semana (“septimana”, em Latim), reconhecida oficialmente somente no ano 325 depois de Cristo. O primeiro dia foi dedicado ao Sol e o segundo à Lua. Depois o homem percebeu que para a Lua completar um ciclo inteiro (uma lunação), devia-se esperar 29 dias. Assim apareceu o mês. Mas era preciso um espaço de tempo maior para medir viagens, construções e a vida do homem. O próximo passo foi a fixação do ano, com seus 12 meses. O nosso calendário com 365 dias, leva em conta o tempo que a Terra precisa para cumprir uma volta completa em torno do Sol. Mas, até hoje, os muçulmanos seguem o antigo calendário lunar, que começa sempre na Lua Nova, sem importar o fato de que o ano,
As marés
Os movimentos dos líquidos na Terra sofrem influência direta da Lua. Conforme a posição e a fase desse astro, observam-se variações de áreas nos níveis das águas, dos mares e dos rios, provocados pela atração gravitacional que a Lua exerce sobre nosso planeta. Quando a Lua é nova ou cheia há um alinhamento com o Sol, o que acentua a atração gravitacional sobre a Terra, e então ocorrem as marés altas, que são conhecidas por marés de água viva. Por outro lado, quando a Lua é crescente ou minguante os astros formam ângulos retos, de maneira que as forças gravitacionais quase se anulam. Nestas fases ocorrem as chamadas marés de água morta.
A pesca
A importância da Lua para a pesca existe tanto para a pesca em alto mar, quanto para a dos rios e lagos. Na Lua Nova existe uma falta de luminosidade lunar que faz com que os peixes fiquem no fundo das águas, período neutro. Na Lua Crescente a luminosidade ainda é pequena e são poucos os peixes que sobem a superfície, período regular. Na Lua Cheia a luminosidade é intensa, fazendo com que os peixes sejam atraídos para a superfície e provocando também um aumento do seu metabolismo e, portanto, do seu apetite, período excelente para a pesca. Na Lua Minguante, os peixes ainda estão na parte mais rasa das águas, aproveitando o que resta da luz, período bom.
A agricultura
Muitos agricultores adaptam seu calendário de cultivo e poda às fases da Lua, baseando-se no aproveitamento correto da sua luminosidade que, embora menos intensa do que a do Sol, penetra mais fundo no solo e pode acelerar o processo de germinação das sementes. As culturas são também influenciadas pela atração que a Lua exerce sobre os líquidos, sabendo-se que as plantas são compostas de grande porcentagem de água. Encontra-se o dia mais propício para cada tipo de atividade agrícola, observando as fases da Lua e a passagem dela pelos Signos do Zodíaco.
Corte de cabelo
A Lua tem influência também nos processos biológicos animal e vegetal. Os fluxos da água em nossos corpos e o da seiva nos vegetais são regidos pelas chamadas marés biológicas. Com base nesses fatos, nisto surgiram algumas regras e noções básicas para o tratamento da saúde e da estética:
• Lua Nova – não é propício para o corte mas é um bom momento para tingir os cabelos e mudar o penteado.
• Lua Crescente – é o momento adequado para cortar os cabelos, para que cresçam rápido e portanto mais finos.
• Lua Cheia – da Lua Cheia à Minguante, os cabelos crescem mais lentamente e aumentam de volume. Bom para cabelos finos.
• Lua Minguante – da Lua Minguante à Nova é o período indicado para cortar os cabelos a fim de fortalecê-los. Bom para cabelos fracos e quebradiços.
Mitos sobre a lua
No sábado, 5 de maio, aconteceu um fenômeno astronômico interessante, a “Superlua”. Foi uma coincidência entre o perigeu lunar (o ponto da órbita em que ela está mais perto da Terra) e a Lua Cheia, proporcionando uma Lua visualmente 14% maior e 30% mais brilhante do que uma Lua Cheia normal. Em homenagem ao belo espetáculo, aqui vão algumas concepções erradas sobre o nosso satélite,
Lunáticos
A palavra “lunático” tem suas raízes na palavra “lunar”, e um bando de gente, de enfermeiras a bombeiros e policiais, garantem que, na Lua Cheia, as coisas costumam “esquentar”. Mas esta história não se sustenta. Em 1985 foi feita uma pesquisa sobre os momentos das crises mentais e a fase da Lua, e se descobriu que o folclore que liga a Lua Cheia a partos, comportamento criminoso, psicótico e outros distúrbios, não tem base científica. Da mesma forma, a pesquisa não encontrou ligação entre o resultado de cirurgias e a fase da Lua.
Superlua das catástrofes?
Nada disso. A razão de existirem Superluas é porque a órbita da Lua não é perfeitamente circular. Quando está mais perto da Terra, por conta da órbita elíptica, ela dá um “puxão gravitacional” um pouco mais forte na Terra. Mas não é nada que a Terra não consiga dar conta.
As forças de maré sobre a Terra são 42% mais fortes quando a Lua está mais perto, o que causa alterações na altura das marés, mas não há nenhum efeito notável sobre terremotos e tsunamis (uma força minúscula aumentada em 42% continua minúscula).
Curiosamente, o nome “Superlua” não é da astronomia, mas sim da astrologia. Vai entender…
O pouso lunar foi uma fraude?
Existem os vídeos. Existem as rochas. Existe uma dúzia de astronautas que retornaram orgulhosos à Terra, para contar como é caminhar sobre a Lua. Mas, mesmo assim, as teorias de conspiração, dizendo que os pousos lunares foram uma fraude continuam existindo. São inumeráveis e variadas, indo desde alegações de que não havia poeira sobre o apoio da Apolo 11 e que, por isto, tudo deve ter acontecido dentro de um estúdio de filmagem, até afirmações de que as amostras de rochas são falsificadas. Não adianta dizer que na Lua não há atmosfera, a gravidade é menor e, por isto, os grãos de poeira se comportam de forma diferente. Ou que as amostras têm sido examinadas por centenas de cientistas do mundo inteiro, que confirmaram a sua autenticidade. Por mais infundadas que sejam, as teorias conspiratórias são dolorosas para os astronautas que arriscaram suas vidas para chegar à Lua. Em 2002, um sujeito chamado Bart Sibrel levou um merecido soco do septuagenário astronauta Buzz Aldrin, depois de perseguir o militar, chamando-o de covarde, mentiroso e exigindo que ele jurasse sobre a Bíblia que tinha pousado na Lua.
Queijo verde?
É claro que não é preciso explicar que a Lua não é feita de queijo, mas convém explicar o mito no qual alguém, um dia, acreditou, ou seja, que a Lua era feita de queijo verde. Essa lenda começou com uns versos irônicos do poeta inglês John Heywood (1497-1580) que escreveu (a grafia é do Inglês do século XVI): “Ye set circumquaques to make me beleue / Or thinke, that the moone is made of gréene chéese.” (em Português, “Vocês fizeram de tudo para me fazer crer / Ou pensar, que a Lua é feita de queijo verde”). Em outras palavras, a primeira menção que se tem da Lua ser feita de queijo verde é uma piada sobre a ideia de que alguém pudesse acreditar nessa história maluca. Só que o poeta Heywood subestimou as crianças americanas do século 20. Um estudo, publicado em 1920, no American Journal of Psychology, divulgou que crianças declararam, sobre suas crenças a respeito da Lua, que, realmente, ela é feita de queijo.
A América da guerra fria era louca pela Lua
É outra mentira. Durante o programa Apollo, 45% a 60% dos americanos acreditavam que o governo estava gastando dinheiro demais nos voos espaciais. Pesquisas de opinião nos anos 1960 colocavam as missões espaciais no topo dos programas que os americanos gostariam que fossem cortados. O público nunca teve muito entusiasmo pela exploração lunar, especialmente com relação aos altíssimos custos associados à mesma. O pouco entusiasmo foi se apagando com o tempo, até que, no final do programa Apolo, em dezembro de 1972, este parecia um maratonista esgotado e claudicante, forçando todos os músculos para alcançar a linha de chegada antes de desmaiar.
Como se pode ver, é enorme a influência que a Lua exerce sobre a vida humana. Independentemente de crenças particulares e religiosas, existem inúmeros fatos que dão à Lua profundos significados históricos e antropológicos.
Trabalhos Escolares, ENEM, VESTIBULAR,TODAS AS MATÉRIAS, BIOLOGIA, ED. FÍSICA, FÍSICA, GEOGRAFIA,HISTÓRIA,INFORMÁTICA, LITERATURA, MATEMÁTICA, PORTUGUÊS, QUÍMICA E MUITO MAIS!!! tudo grátis, trabalhos feitos, trabalhos acadêmicos, trabalhos universitários, monografias, teses, tcc, trabalho de conclusão de curso, informativos, livros, revistas, artigos, artigos científicos, artigos imparcialistas, documentos de investigações, monografias, resenhas, paper, ensaios, bibliografias, textos, traduções, regras ABNT, Vancouver, digitações, dissertações, projetos, pesquisas, conteúdos para o ensino médio, fundamental, vestibulares e cursos, coletâneas, frases, conclusões, mensagens, citações, temas, textos jornalísticos, gêneros literários, arquivos, relatórios, apostilas, publicações, revisões, anteprojetos, resenhas, orientações, poesias, receitas, doutrinas, plano de negócios. Educação, educacional, escola, escolar, escolres, estudos, estudante, estudando, professor, professora, professores, ensino, ensinar, ensinando, instrução, instruir, instruído, instruindo, educar, educando, eduque. Tudo gratuito, gratuitamente, grátis. geografia, geofísica e geologia, normas abnt, trabalhos prontos, monografia, trabalhosescolares, revisados, universidades, faculdade, Pesquisa Escolar, lista de resumos, downloads de livros, Imagens, Educação, guerras, pedagogias, biblioteca virtual, escola, apostilas, Grupo Escolar, orientações, etapas, dicas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Palavras mais buscadas no site:
Trabalhos Escolares
Trabalho Escolar
Biologia
Português
Matéria Português
Rede Social
Dicas de Português
História
Língua Portuguesa
ZOOLOGIA
Facebook
Memes
Trolls
Geografia
Memes Zuando muito no face
Trollando
Memes para facebook
Escrevendo em redes sociais
Dúvidas de Português
Educação Física
Concursos Públicos
Gramática
Esportes
Concursos
Dicas de Concursos Públicos
Biografia
Química
O que é a língua portuguesa
Física
Questões para Concursos
Geologia
Informática
Questões
Enfermagem
Geofísica
Enem
Cartaz
Cartazes
Manifestações
TI
Tecnologia
Blocos Econômicos e Organizações Internacionais
Arte
Artes
GENÉTICA
Sociologia
PROUNI
SISU
Concordância
Biografias
Dicas
Diversos
ECOLOGIA
Faculdade
Universidade
Vestibular
Matemática
Simulado
Atualidades
Civilizações
Protesto
CAFTA
Seu Trabalho
Ortografia
QUESTÕES DE Português com Gabarito
Literatura
Crase
Computadores analógicos
Curiosidades
Esqui Aquático
Gramática.
História da computação
História do hardware
Redação
Índio
EVOLUÇÃO
QUESTÕES de Matemática com Gabarito
Indígena
Resumo
Uso da Crase - quando há (ou não) crase
Geometria Analítica
Livro
Plural
RACIOCÍNIO LÓGICO
Artigos 196 a 200 da Constituição Federal
Grafia
Hífen
Lei n° 8.142
Lei nº 8.080
Organização e Funcionamento do SUS
QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO Com Gabarito
Sistema Único de Saúde
Autores
Geometria
Homônimos
Parônimos
Tecnologia da Informação
Uso da vírgula
Construções Geométricas
Educação
Resumos
Vírgula
Anita Garibaldi
Equação da reta
Questão de Concurso
Reciclagem
Sinônimos
Verbos
Vocativo
Aleijadinho
Aluísio Azevedo
Aposto
Avaliação
Carta
Comunidade Andina
Dicionário
Emprego
Energia
Estudar Fast
Estudo Analítico do Ponto
Estudo da Reta
Exercícios
Fernando Pessoa
Formas variadas de linguagem
Futebol
Gauchês
Ginástica
História da Idade Média
Idade Média
Identidade
Imagens para Facebook
Inclinação da reta
Lei
Lei federal
Nitrogênio
Ortográfico
Pedagogia
Polo aquático
Precisão e adequação vocabular
Pronomes
Psicologia
Publicidade
Reforma ortográfica
Saúde
Significados
Tênis de Mesa
Uso de por que
Verbo
Vocabulário
por quê
porque e porquê
Ângulo de inclinação da reta
99
: Salário baixo e injustiça
A Estrutura Curricular da Disciplina De Educação Física
A Grande Influência da Lua em Nossas Vidas.
A guerra civil gaúcha
A participação do México no Nafta
ACENTUAÇÃO
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
ANARQUIA
ASEAN
Abandono
Acentos
Adolf Hitler
Advérbios
Afonso Pena
AlCA x ALBA
Alca
Alfabeto
Alfred Wegener
Anatomia comparada
Apec
Apostila
Apostila Concurso Professor
Apostila PEB ll
Arte Barroca
Arte Rupestre
Artesanato
Arthur Aguiar
Artigos
Assíria
Asteca
Astrolábio
Atletismo
Até onde a Lua influencia a nossa vida?
Automação
Babilônia
Badminton
Balonismo
Barack Obama
Barão de Mauá
Barão do Rio Branco
Basquetebol
Beisebol
Benito Mussolini
Benjamin Constant
Bilhete
Biodiversidade
Biogeografia
Biologia molecular
Boxe
Brasil - Eleições 2006
CEI – Comunidade dos Estados Independentes
CLIMA
Cabo de Guerra
Caminhada
Cana-de-açúcar
Capoeira
Caratê
Caricom
Carlos Chagas
Carlos Drummond de Andrade
Carta Argumentativa
Carta comercial
Carta de Reclamação
Carta de informação
Carta de solicitação
Carta do leitor
Cartaginês
Cartão-postal
Carvão mineral
Casal
Castro Alves
Celta
Charles Chaplin
Chico Buarque de Holanda
Chinesa - Civilizações
Ciclismo
Circunferência
Clarice Lispector
Classificação dos blocos econômicos
Claude Debussy
Comemoração em outros Países
Comparativo entre C e java
Comunidade Britânica
Comunidade Sul-Americana de Nações
Conceito
Conceitos
Concretismo
Consciência
Convite
Copa 2014
Coreia do Norte e a Coreia do Sul
Corrida
Crise na Tunísia
Cruzadas
Crítica
DEFENSIVOS AGRÍCOLAS
DENSIDADE
DESENHO
DESMATAMENTO
DESTAQUES NO MUNDO
DOMESTICAÇÃO
Dança
Data Comemorativa
Data Mining
Data Warehouse
Decreto nº 7.508
Descrição
Desflorestamento
Desrespeito com o professor
Dia das Mães
Dia do Descobrimento do Brasil - 22 de Abril
Dicionário Web
Direito Administrativo
Dom Pedro I
Duque de Caxias
E-mail
ESPÉCIES EM EXTINÇÃO
EXPRESSIONISMO
Educação no Brasil
Educação nota 10
Egípcia
Eleição de Dilma Rousseff
Energia Solar
Enunciação e contexto
Escalada
Escultura
Esgrima
Esporte
Estrangeirismo
Estrangeirismos
Estudar é para os fortes
Estudo da Circunferência
Euclides
Evolução da Tecnologia da Informação
Exemplos de Textos do Cotidiano
Expedições medievais realizadas em nome de Deus
FIES
FOTOSSÍNTESE
Falsos Sinônimos
Falta de Vagas
Fauna
Fenícia
Feriados
Feudalismo
Figuras de estilo
Filogenia
Filogeografia
Filosofia
Fisiologia
Flora
Fly Fishing
Formação de blocos econômicos
Força de Floriano
Fracasso da Alca
Francesa
Frases em imagens
Frescobol
Futebol americano
Futurismo
Fórmula 1
G 20 Financeiro
GEO1M1
GEO2M2
Geometria Euclidiana
Germânica
Geógrafo
Geólogo
Ginástica Artística
Ginástica de trampolim
Globalização
Glossário Web
Golfe
Golfo Pérsico
Gonçalves Dias
Governo x Educação
Graciliano Ramos
Grafite
Grega
Grego
Grigori Perelman
Guerra
Guerra Civil Americana
Guerra de Secessão
Guia Prático
Gêneros textuais argumentativos
Gêneros textuais do cotidiano
Gêneros textuais do universo jornalístico
HISTiatÓRIA DA EDUCAÇÃO
HISTÓRIA DA ARTE
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃ
Heitor Villa-Lobos
Hidroginástica
História do Futebol
História em quadrinhos
Homero
Homo sapiens
Homônimas e Parônimas
Hóquei
IMPRESSIONISMO
Idade Antiga
Idade Contemporânea
Idade Moderna
Importância da mulher na sociedade
Inca
Indiana
Indigena
Individualismo
Industrialização da China
Industrialização e Urbanização
Indígena no Brasil
Indígenas
Inglesa
Inglês
Ingresso Tardio
Inscrições
Integração da Venezuela ao Mercosul
James Watt
Japonesa
Jet Ski
Jiu Jitsu
Jogo de Queimada
Jogos Olímpicos Pequim 2008
John Fitzgerald Kennedy
José de Alencar
Judô
Karl Marx
Kung-Fu
Lima Barreto
Linguagem e comunicação
Localização do Golfo Pérsico
Luiz Gonzaga
MEIO AMBIENTE
MIGRAÇÕES ANIMAIS
MMA Mixed Martial Arts
Madeira
Mahatma Gandhi
Maia
Mamíferos
Manguezal
Medicina
Memórias de Computadores
Mercosul
Mercosul: Países Integrantes
Mercúrio (planeta)
Mergulho
Mesóclise
Minas Gerais
Missão Científica Espacial Brasileira
Mix Útil
Modelos de Processadores
Modismos
Monarquia
Monteiro Lobato
Moralismo
Morfologia
Mundo Summary
Musculação
Médicos
Nado Sincronizado
Natação
Neologismo
Neologismos
O milênio da mulher
O que é Educação Física?
OEA
OLAP
OMC
ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO SUS - LEI 8080/90 E 8142/90
ORIGAMI
Op-art
Opep
Opinião
Os livros são um oceano infinito de conhecimento
PEB ll
POLUIÇÃO
Paleontologia
Parkour
Pedro Bandeira
Pedro Álvares Cabral
Pensamentos
Persa
Perímetros
Pesquisa
Pessoa
Piaget
Pintura
Placa tectônica
Planejamento e Gerência de Projeto de Software
Planície
Pleonasmo
Pontuação
Pop Art
Portugal
Povos indígenas
Presidentes da República do Brasil
Primavera Árabe
Princesa Isabel
Professor
Professor trollando aluno que não estuda
Pronomes átonos
Prosa Naturalista
Prova
Pré-História
Próclise
QUALIDADE DE VIDA
QUESTÕES DE Português Acentuação Com Gabarito
QUESTÕES DE Português Crase com Gabarito
Questão do Mensalão
Questões de Português Ortografia com Gabarito
R$9
RENASCIMENTO
RESPONSABILIDADE SOCIAL
ROCOCÓ
Racismo
Ranking Mundial de Educação
Rapa-Nui
Rebelião Popular
Rede municipal de saúde
Redundância
Relacionamento
Remo
Repetência
Reservas indígenas no Brasil
Respeite o Professor
Respostas
Resumo de Livro
Revolta da Armada
Revolta da Vacina
Revolta na Líbia
Revolta no Egito
Revolução Federalista
Revolução Francesa
Robô
Romana
Romero Britto
Russa
SADC
Saltos Ornamentais
Semânticas
Seriados
Sintaxe
Sismo
Sistema Operacional
Sistemática
Skate
Squash
Subjuntivo
Suméria
Surfe
Tabelas Cruzadas e DrillDown
Taekwondo
Teatro
Terremoto
Texto instrucional (injuntivo)
The Vampire Diaries
Tigres Asiáticos
Tipos de Frase
Triathlon
Turca
Turfe
Tênis
Unasul
União Europeia
União Européia
Urbanização da China
Urânio
Uso do Hífen (Novo Acordo Ortográfico)
Verbo Auxiliar
Verbos Abundantes
Verbos Anômalos
Verbos Defectivos
Verbos Regulares e Irregulares
Verbos Transitivos
Verbos de Ligação
Verdades e mentiras sobre o conflito das Coreias
Vida de professo
Viking
Voleibol
Voleibol de Praia
Volumes
Water Bike
Xadrez
Xenofobia
Xilogravura
Zuando na escola 2013
dúvida
léxico
regionalismo
saúde no Brasil
tempo verbal
toma dicionário na cara
variante linguística
Árabe - Civilizações
Áreas
Ângulos
Ênclise

Nenhum comentário:
Postar um comentário