Fungos
Introdução
Neste trabalho irei apresentar alguns benefícios e malefícios de protozoários e fungos. Normalmente estes são usados em fabricações de muitos materiais hoje utilizados em pesquisas e em indústrias. O reino fungico se destaca por sua grande diversidade de trabalho e sua diversidade de doenças que são não apresentam tanta preocupação para o ser humano, pois tem um tratamento fácil sem trazer muitos males ao homem. O reino protozoa se destaca por sua imensidão, pois é dele que é formado as algas que são a base para a provável recuperação de nosso planeta. Assim irei apresentar características destes dois que reinos que podem vir ajudar ou destruir o ser humano.
A importância dos fungos
Os fungos desempenham importantíssimo papel na Natureza: são eles que, juntamente com as bactérias do solo, fazem a decomposição de cadáveres de animais e de plantas. Nesse papel de decompositores da cadeia alimentar, eles permitem a reciclagem dos elementos químicos que constituem a matéria orgânica. Se não fosse assim, os elementos se esgotariam para os seres vivos.
Os fungos são antigos aliados da humanidade, utilizados na fermentação do pão e na produção de bebidas alcoólicas. Além disso eles emprestam um sabor característico ao queijos tipo roquefort, camembert, gorgonzola e muitos outros, sem falar na utilização de fungos diretamente na alimentação, como é o caso dos famosos champignons.
Os fungos têm importância médica pois podem causar doenças no homem, nos vegetais e nos animais. As doenças causadas por fungos recebem o nome de micoses.
As principais micoses humanas são: o sapinho, a frieira e as micoses de pele. Nos vegetais os fungos podem causar doenças como: as "ferrugens, e os "carvões".
Ainda temos os fungos do gênero Penicillium, que são empregados na fabricação de antibióticos naturais.
Por que cresce a massa do pão?
O fermento biológico é um tipo de fungo utilizado desde a Antigüidade na produção de pães e bebidas alcoólicas. Somente com o uso do microscópio verificou-se que o fermento é constituído de seres vivos, unicelulares que se produzem por esporos e brotamento.
O fermento colocado na massa do pão alimenta-se dela e produz gás carbônico. Com a formação de bolhas de gás carbônico no interior da massa, esta aumenta de volume e se torna porosa, originando um pão macio.
A técnica de produção de bebidas alcoólicas é semelhante. O fungo presente no caldo da cana, no suco da uva ou em outro líquido açucarado utiliza o açúcar como alimento e realiza sua fermentação. Nesse processo são liberados gás carbônico e álcool. Assim, do suco de uva produz-se vinho e do caldo de cana produz-se cachaça.
DOENÇAS CAUSADAS POR FUNGOS
Os microfungos ou cogumelos microcópicos podem causar no homem doenças denominadas micoses, do mais variados tipos. O termo micose foi empregado pela primeira vez por Virchow, em 1856. Ocupam as micoses lugar de destaque na patologia tropical. No Brasil há estudos e trabalhos importantes sobre o assunto, e que interessam a vários ramos da Medicina.
Os cogumelos microscópicos de interesse clínico pertencem, na maioria, à classe dos chamados fungos imperfeitos.
Actinomicose. Micose produzida pelo Actinomyces bovis. As lesões actinomicóticas se instalam em setores os mais diversos do organismo. Descrevem-se as seguintes formas anatomoclínicas: (1) cérvico-facial, com lesões também na língua, bochechas e encéfalo. Representa mais de 50( dos casos, surgindo após extrações dentárias, fratura de maxilar e outras lesões traumáticas da fase. O parasito, que vive na bocacomo saprófito, sem causar doença, pode invadir outros tecidos: seios faciais, glândulas salivares, órbita, pescoço e mediatismo. (2) Abidominal, com início no apêndice, gerando sintomas de apendicite aguda ou subaguda. Daí, o fungo pode invadir outras estruturas: cólon, ovários, trompas, fígado, etc. Acomete 20 a 30( dos casos, produzindo elevada mortalidade. (3) Torácica, encontrada em cerca de 15( dos casos, acometendo pulmões, geralmente a porção inferior, pleura e parede do tórax, onde forma fítulas. Não é fácil o isolamento do Actinomyces bovis do pus de fítulas, abscessos e tecidos, em virtude do crescimento de bactérias. Tratamento: (1) penicilina, de preferência; (2) sulfonamidas, para os casos que não se beneficiam com a penicilina; (3) iodeto de potássio; (4) remoção cirúrgica do pus e dos tecidos mortos; (5) repouso e boa alimentação.
Nocardiose. Micose do tipo crônico, produzida por Nocardia asteroides, fungo muito comumno solo e de fácil crescimento nos meios usuais de laboratório. Encontra-se no pus ou nos tecidos orgânicos. As manifestações clínicas da nocardiose se assemelham, por vezes, às da actinomicose, mas aquela afeta com maior freqüência os pulmões e os pés. Nos pulmões causa broncopneumonia tipo caseoso (aspectro de queijo), podendo mesmo confundir-se com a tuberculose. Forma abscessos em vários pontos do corpo, inclusive no cérebro. No tratamento, as drogas preferenciais são as sulfonamidas.
Geotricose. Micose causada por uma ou mais espécies do gênero Geotrichum e produz lesões na boca, semelhantes às do sapinho, no intestino, nos brônquios e pulmões. Trata-se com violeta de genciana. As formas pulmonares e brônquicas se beneficiam com o ideto de potássio e vacina autógena.
Coccidioidocose. Micose causada pelo Coccidioides immitis. Apresenta-se sob duas formas clínicas: (1) primária, aguda, benigna, de bom prognóstico: os sintomas são os de uma infecção respiratória banal: (2) progressiva, disseminada, grave, de elvada mortalidade: os sintomas variam com os órgãos acometdos (pulmões, ossos, pele).
Tratamento: a coccidioidomiseprimária cura-se em algumas semanas, sem qualquer tratamento específico: a forma progressiva é muito difícil de tratar, embora novas esparanças tenham surgido com o aparecimento recente do amphotericin, droga fungicida.
Criptococosee (torulose). Esta doença acomete qualquer parte do organismo, com acentuada preferência pelo cérebro e pelas meninges. É provocada pelo Cryptococcus neoformans ( Torula histolytica). A mortalidade é elevada. O tratamento com o amphotericin tem produzido bons resultados, quando aplicado nas fases iniciais da doença.
Candidíase (moni;íase, sapinho). Doença provocada pela Candida albicans ( antiga Monilia albicans). Este fungo é habitante de estruturas normais, como a boca, o intestino e a vagina. Não se encontra normalmente na pele, salvo se nesta houver alguma doença concomitante. Pode ser identificado também no escarro de pessoas com doença pulmonar e brônquica não micótica. A candidíase se manifesta por lesões das seguintes partes do organismo: (1) mocosa da boca (sapinho) e da vagina; (2) pele, sobretudo quando trabalhada constantemente pela umidade; (3) unhas, cujo leito se torn tumefeito e doloroso (oniquia), podendo chegar ao panarício; (4) brônquios; (5) pulmões.
Tratamento: as formas brônqicas e pulmonares devem ser tratadas com iodeto de potássio; a forma generalizada resiste aos tratamentos habituais, mas o amphotericin deve ser tentado, uma vez que in vitro a Candida é sensível a esse fungicida.
Esporotricose. Micose cronica causada pelo Sporotrichum schenki, e espalhada pelo mundo todo, especialmente entre homens de campo, horticultores e operários. Este fungo penetra no corpo através de ferimentos da pele das extremidades e pelo tubo gastrintestinal. A lesão cutânea inicial é característica: nódulo subcutâneo de cosistência elática, forma esférica, móvel, não aderente; depois adere à pele, que se torna avermelhada e, a seguir, preta, por causa da necrose, ou morte do tecido.
Medicamento de escolha: iodeto de potássio em doses crescentes.
Maduromicose (pé-de-madura, micetoma). É infecção crônica, rara, que afeta pricipalmente o pé, sem comprometer o estado geral. Caracteriza-se por abscessos múltiplos, físturas e formação de grãos diferentes dos da actinomicose. A infecção foi identificada pela primeira vez por Gill, em 1842, na cidade de Madura, na Índia. A maduromicose pode ser causada por fungos de diversos gêneros e espécies. No Brasil, o Monosporium apiospermum e os cogumelos dos gêneros Cephalosporium e Madurella são os mais encontradições em casos de maduromicose. Tratamento: sulfonamidas, iodeto de potássio, debridamente de fístulas e antibióticos para sustar a infecção piogênica secundária.
Rinosporidiose. Infecção de natureza fúngica, produzida pelo Rhinosporidium seeberi, caracterizada pela formação de pólidos pedunculados ou sésseis no nariz e nas conjuntivas. O primeiro caso brasileiro de rinosporidiose foi registrado por Montenegro em São Paulo.
Tratamento: extirpação cirúrgica com auxílio do bisturi elétrico, administração de antimonial pentavalente e tratamento local com tartarato de potássio e antimônio a 5%, ou tártaro emético a 2%.
Aspergilose. doença causada por um microfungo, do gênero Aspergillus, particularmente o A. fumigatus e o A. niger, e caracterizada por lesões na pele, no ouvido externo, seios paranasais, órbita, vagina, pulmões, brônquios e, às vezes, meninges e ossos.
Tratamento médico se faz à base de iodeto de potássio e vacina autógena.
Blastomicose Norte-Americana (doença de Gilchrist). Micose causada pelo Blastomyces dermatitidis, caracterizada por lesões na pele, nos pulmões, ou generalizadas. O Blastomyces não se transmite de homem a homem, mas de sua fonte natural, o solo, onde vive e se multiplica. Esta micose é comum nos E.U.A., mas raríssima na América do Sul.
Tratamento: iodeto de potássio, vacinas e aplicações locais de vários medicamentos.
Protozoários
ALGAS E SUA IMPORTÂNCIA PARA O MEIO AMBIENTE
Algas marinhas são o pulmão do mundo, produzem mais oxigênio pela fotossíntese do que precisam na respiração, e liberam o excesso para o ambiente. A Amazônia libera muito menos oxigênio para a atmosfera em termos mundiais, pois a maior parte do gás produzido é consumida na própria floresta.
No ciclo da vida do ambiente marinho, as algas marinhas têm uma função primordial. São chamados organismos produtores, produzem tecidos vivos a partir da fotossíntese. Fazem parte do primeiro nível da cadeia alimentar e sustentam todos os animais herbívoros. Estes sustentam os carnívoros e assim por diante. Portanto, as características mais importantes das algas são: consomem gás carbônico para fazer fotossíntese, produzem oxigênio para a respiração de toda a fauna, são utilizadas como alimento pelos animais herbívoros (peixes, caranguejos, moluscos, etc.), filtradores (acídias, esponjas, moluscos, crustáceos), e animais do plâncton (zooplâncton). É um grupo muito diverso, contribuindo significativamente para elevar a biodiversidade marinha.
Doenças causadas por protozoários:
- Giardíase: Causada pelo flagelado Giardia lamblia, que afeta na maioria das vezes o intestino delgado, provocando dores abdominais, cólica, flatulência, náuseas e diarréia. O modo de transmissão consiste na ingestão de água ou de alimentos contaminados com os cistos deste ciliado, boas condições sanitárias e medidas de higiene pessoal, além do tratamento dos doentes são as medidas profiláticas.
- Leishmaniose tegumentar americana (úlcera de bauru): Causada pelo Leishmania brasiliensis, um flagelado que causa lesões na pele. A picada de mosquitos portadores, como o mosquito-palha e birigui (gênero Lutzomyia) permite que o protozoário penetre na pele do indivíduo. O tratamento dos doentes e combate aos mosquitos são as medidas profiláticas.
- Leishmaniose visceral americana (ou calazar): O flagelado Leishmania chagasi é o responsável por esta doença, que causa lesões no baço, fígado, rins e intestinos quando insetos flebótomos portadores do protozoário picam a vítima e transmitem a doença. Tratamento dos doentes e saneamento básico, além da higiene pessoal, são as formas de prevenção.
- Toxoplasmose: O Toxoplasma gondii, um esporozoário, é o responsável por esta doença que é geralmente assintomática, mas pode causar cegueira. A ingestão de cistos do parasita, presente nas fezes dos hospedeiros naturais do toxoplasma, tal como gatos, e a ingestão de carne crua ou mal cozida contaminada pelo protozoário são as formas de transmissão. Assim, ingerir carne bem cozida, evitar contaminação ao lidar com animais que hospedam o parasita e medidas de higiene são formas de se evitar a toxoplasmose.
Conclusão
Conclui neste trabalho a real importância destes seres para o mundo, se não tivéssemos as algas marinhas provavelmente não teríamos mais oxigênio para sobreviver. Hoje o mundo é baseado em transformações continuas e a ajudas destes seres são necessárias para amenizar a transformação de nosso planeta, apesar dos protozoários trazerem grandes malefícios para o homem, como a doença de “chagas”, ele acaba trazendo grandes benefícios para o homem hoje, como as algas que podem ser usadas para a fabricação de muitos objetos de estudos alem de ajudar na agricultura, como adubo, “as algas são o pulmão do planeta”. Já os fungos são usados em grandes quantidades para a fabricação de remédios, produção de alguns queijos, fermentos de pão e etc... Mesmo assim trazendo alguns defeitos na bagagem, pois eles também são causadores de doenças, normalmente doenças provocadas por falta de higiene, o que muitos dizem ser desnecessária.
Bibliografia
DOENCAS CAUSADAS POR FUNGOS, PESQUISADO NO DIA 16 DE ABRIL DE 2011. ACESSO EM HTTP://WWW.INF.FURB.BR/SIAS/PARASITA/TEXTOS/BLASTOMICOSE.HTM
DOENCAS CAUSADAS POR FUNGOS, pesquisado no dia 16 de abril de 2011. ACESSO em http://www.corposaun.com/micoses-doencas-causadas-fungos/4387/
Doenças causadas por protozoarios. Pesquisa realizada dia 16 de abril de 2011 acesso em http://www.alunosonline.com.br/biologia/doencas-causadas-por-protozoarios-2.html
Doenças causadas por protozoarios. Pesquisa realizada dia 16 de abril de 2011 acesso em http://www.mundovestibular.com.br/articles/815/1/DOENCAS-CAUSADAS-POR-PROTOZOARIOS/Paacutegina1.html
ALGAS E SUA IMPORTÂNCIA PARA O MEIO AMBIENTE. PESQUISA REALIZADA DIA 16 DE ABRIL DE 2011 ACESSO EM HTTP://PISCINASNATURAISPE.WORDPRESS.COM/2008/11/25/ALGAS-E-SUA-IMPORTANCIA-PARA-O-MEIO-AMBIENTE/
Benefícios dos fungos para o mundo. Pesquisa realizada dia 16 de abril de 2011 acesso em http://educar.sc.usp.br/ciencias/seres_vivos/seresvivos5.html
www.trampoescolar.com - Trabalhos Escolares, Educação e Diversão! ENEM, VESTIBULAR, TRABALHOS ESCOLARES DE TODAS AS MATÉRIAS COMO: BIOLOGIA, ED. FÍSICA, FÍSICA, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, INFORMÁTICA, LITERATURA, MATEMÁTICA, PORTUGUÊS, QUÍMICA E MUITO MAIS!!!
tudo grátis -> trabalhos escolares prontos, trabalhos feitos, trabalhos acadêmicos, trabalhos universitários, monografias, teses, tcc, trabalho de conclusão de curso, informativos, livros, revistas, artigos, artigos científicos, artigos imparcialistas, documentos de investigações, monografias, resenhas, paper, ensaios, bibliografias, textos, traduções, regras ABNT, Vancouver, digitações, dissertações, projetos, pesquisas, conteúdos para o ensino médio, fundamental, vestibulares e cursos, coletâneas, frases, conclusões, mensagens, citações, temas, textos jornalísticos, gêneros literários, arquivos, relatórios, apostilas, publicações, revisões, anteprojetos, resenhas, orientações, poesias, receitas, doutrinas, plano de negócios. Educação, educacional, escola, escolar, escolres, estudos, estudante, estudando, professor, professora, professores, ensino, ensinar, ensinando, instrução, instruir, instruído, instruindo, educar, educando, eduque. Tudo gratuito, gratuitamente, grátis. geografia, geofísica egeologia. Trabalhos Escolares, normas abnt, trabalhos prontos, monografia, trabalhosescolares, Encontre aqui trabalhos escolares prontos gratis, faca sua pesquisa escolar em milhares de trabalhos prontos e artigos revisados.
Monografia, monografias, trabalhos prontos revisados, tcc tema. Milhares de trabalhos prontos, monografias, teses, tcc .... trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.
Trabalhos Escolares - Cola da Web coladaweb trabalhos-escolares O Cola da Web facilita sua vida escolar e acadêmica ajudando você em suas pesquisas, trabalhos escolares e de faculdade.... O Cola da Web NÃO faz a venda
Cola da Web - Pesquisa Escolar - Trabalhos Escolares Prontos, Encontre aqui trabalhos escolares e acadêmicos prontos grátis, faça sua pesquisa escolar em milhares de artigos, lista de resumos, downloads de livros e Imagens de trabalhos escolares
Brasil Escola - Educação, vestibular, guerras, pedagogias, Trabalho escolar, trabalhos escolar, trabalho pronto escolar, trabalho escolar pronto, biblioteca virtual, educação, escola, apostilas, trabalhos escolares,
Trabalho Escolar - Pesquisas Escolares - Grupo Escolar O Grupo Escolar é um canal de estudos repleto de pesquisas escolares sobre diversos temas. Faça seu trabalho escolar aqui e estude muito!
Trabalhos Escolares - como fazer, orientações, partes de um, trabalho.htm trabalho escolar, como fazer, pequisa, partes, etapas, dicas.
Pesquisa Escolar - Trabalhos Escolares, pesquisa-escolar de beleza indescritível poderia ter inspirado os elogios de Caminha à nova terra. Internet · Universidades. Páginas de Pesquisas. Trabalhos Escolares▻
Monografias Prontas & Trabalhos Prontos Escolares Trabalhos escolares, Trabalhos Prontos e Monografias Prontas para entrega. Elaboramos trabalhos escolares, monografias prontas, trabalhos prontos e Trabalhos de Qualidade Prontos, Assistência a Qualquer Trabalho, TrabalhosFeitos - Trabalhos Escolares e Acadêmicos Prontos; Trabalhos, TrabalhosFeitos é uma crescente comunidade de trabalhos escolares e Anúncio relacionado a trabalhos escolares
TCCs Prontos Exclusivos trabalhosprontos Pesquisas relacionadas a trabalhos feitos trabalhos prontos trabalhos feitos anhanguera trabalhos feitos em casa t
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Palavras mais buscadas no site:
Trabalhos Escolares
Trabalho Escolar
Biologia
Português
Matéria Português
Rede Social
Dicas de Português
História
Língua Portuguesa
ZOOLOGIA
Facebook
Memes
Trolls
Geografia
Memes Zuando muito no face
Trollando
Memes para facebook
Escrevendo em redes sociais
Dúvidas de Português
Educação Física
Concursos Públicos
Gramática
Esportes
Concursos
Dicas de Concursos Públicos
Biografia
Química
O que é a língua portuguesa
Física
Questões para Concursos
Geologia
Informática
Questões
Enfermagem
Geofísica
Enem
Cartaz
Cartazes
Manifestações
TI
Tecnologia
Blocos Econômicos e Organizações Internacionais
Arte
Artes
GENÉTICA
Sociologia
PROUNI
SISU
Concordância
Biografias
Dicas
Diversos
ECOLOGIA
Faculdade
Universidade
Vestibular
Matemática
Simulado
Atualidades
Civilizações
Protesto
CAFTA
Seu Trabalho
Ortografia
QUESTÕES DE Português com Gabarito
Literatura
Crase
Computadores analógicos
Curiosidades
Esqui Aquático
Gramática.
História da computação
História do hardware
Redação
Índio
EVOLUÇÃO
QUESTÕES de Matemática com Gabarito
Indígena
Resumo
Uso da Crase - quando há (ou não) crase
Geometria Analítica
Livro
Plural
RACIOCÍNIO LÓGICO
Artigos 196 a 200 da Constituição Federal
Grafia
Hífen
Lei n° 8.142
Lei nº 8.080
Organização e Funcionamento do SUS
QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO Com Gabarito
Sistema Único de Saúde
Autores
Geometria
Homônimos
Parônimos
Tecnologia da Informação
Uso da vírgula
Construções Geométricas
Educação
Resumos
Vírgula
Anita Garibaldi
Equação da reta
Questão de Concurso
Reciclagem
Sinônimos
Verbos
Vocativo
Aleijadinho
Aluísio Azevedo
Aposto
Avaliação
Carta
Comunidade Andina
Dicionário
Emprego
Energia
Estudar Fast
Estudo Analítico do Ponto
Estudo da Reta
Exercícios
Fernando Pessoa
Formas variadas de linguagem
Futebol
Gauchês
Ginástica
História da Idade Média
Idade Média
Identidade
Imagens para Facebook
Inclinação da reta
Lei
Lei federal
Nitrogênio
Ortográfico
Pedagogia
Polo aquático
Precisão e adequação vocabular
Pronomes
Psicologia
Publicidade
Reforma ortográfica
Saúde
Significados
Tênis de Mesa
Uso de por que
Verbo
Vocabulário
por quê
porque e porquê
Ângulo de inclinação da reta
99
: Salário baixo e injustiça
A Estrutura Curricular da Disciplina De Educação Física
A Grande Influência da Lua em Nossas Vidas.
A guerra civil gaúcha
A participação do México no Nafta
ACENTUAÇÃO
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
ANARQUIA
ASEAN
Abandono
Acentos
Adolf Hitler
Advérbios
Afonso Pena
AlCA x ALBA
Alca
Alfabeto
Alfred Wegener
Anatomia comparada
Apec
Apostila
Apostila Concurso Professor
Apostila PEB ll
Arte Barroca
Arte Rupestre
Artesanato
Arthur Aguiar
Artigos
Assíria
Asteca
Astrolábio
Atletismo
Até onde a Lua influencia a nossa vida?
Automação
Babilônia
Badminton
Balonismo
Barack Obama
Barão de Mauá
Barão do Rio Branco
Basquetebol
Beisebol
Benito Mussolini
Benjamin Constant
Bilhete
Biodiversidade
Biogeografia
Biologia molecular
Boxe
Brasil - Eleições 2006
CEI – Comunidade dos Estados Independentes
CLIMA
Cabo de Guerra
Caminhada
Cana-de-açúcar
Capoeira
Caratê
Caricom
Carlos Chagas
Carlos Drummond de Andrade
Carta Argumentativa
Carta comercial
Carta de Reclamação
Carta de informação
Carta de solicitação
Carta do leitor
Cartaginês
Cartão-postal
Carvão mineral
Casal
Castro Alves
Celta
Charles Chaplin
Chico Buarque de Holanda
Chinesa - Civilizações
Ciclismo
Circunferência
Clarice Lispector
Classificação dos blocos econômicos
Claude Debussy
Comemoração em outros Países
Comparativo entre C e java
Comunidade Britânica
Comunidade Sul-Americana de Nações
Conceito
Conceitos
Concretismo
Consciência
Convite
Copa 2014
Coreia do Norte e a Coreia do Sul
Corrida
Crise na Tunísia
Cruzadas
Crítica
DEFENSIVOS AGRÍCOLAS
DENSIDADE
DESENHO
DESMATAMENTO
DESTAQUES NO MUNDO
DOMESTICAÇÃO
Dança
Data Comemorativa
Data Mining
Data Warehouse
Decreto nº 7.508
Descrição
Desflorestamento
Desrespeito com o professor
Dia das Mães
Dia do Descobrimento do Brasil - 22 de Abril
Dicionário Web
Direito Administrativo
Dom Pedro I
Duque de Caxias
E-mail
ESPÉCIES EM EXTINÇÃO
EXPRESSIONISMO
Educação no Brasil
Educação nota 10
Egípcia
Eleição de Dilma Rousseff
Energia Solar
Enunciação e contexto
Escalada
Escultura
Esgrima
Esporte
Estrangeirismo
Estrangeirismos
Estudar é para os fortes
Estudo da Circunferência
Euclides
Evolução da Tecnologia da Informação
Exemplos de Textos do Cotidiano
Expedições medievais realizadas em nome de Deus
FIES
FOTOSSÍNTESE
Falsos Sinônimos
Falta de Vagas
Fauna
Fenícia
Feriados
Feudalismo
Figuras de estilo
Filogenia
Filogeografia
Filosofia
Fisiologia
Flora
Fly Fishing
Formação de blocos econômicos
Força de Floriano
Fracasso da Alca
Francesa
Frases em imagens
Frescobol
Futebol americano
Futurismo
Fórmula 1
G 20 Financeiro
GEO1M1
GEO2M2
Geometria Euclidiana
Germânica
Geógrafo
Geólogo
Ginástica Artística
Ginástica de trampolim
Globalização
Glossário Web
Golfe
Golfo Pérsico
Gonçalves Dias
Governo x Educação
Graciliano Ramos
Grafite
Grega
Grego
Grigori Perelman
Guerra
Guerra Civil Americana
Guerra de Secessão
Guia Prático
Gêneros textuais argumentativos
Gêneros textuais do cotidiano
Gêneros textuais do universo jornalístico
HISTiatÓRIA DA EDUCAÇÃO
HISTÓRIA DA ARTE
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃ
Heitor Villa-Lobos
Hidroginástica
História do Futebol
História em quadrinhos
Homero
Homo sapiens
Homônimas e Parônimas
Hóquei
IMPRESSIONISMO
Idade Antiga
Idade Contemporânea
Idade Moderna
Importância da mulher na sociedade
Inca
Indiana
Indigena
Individualismo
Industrialização da China
Industrialização e Urbanização
Indígena no Brasil
Indígenas
Inglesa
Inglês
Ingresso Tardio
Inscrições
Integração da Venezuela ao Mercosul
James Watt
Japonesa
Jet Ski
Jiu Jitsu
Jogo de Queimada
Jogos Olímpicos Pequim 2008
John Fitzgerald Kennedy
José de Alencar
Judô
Karl Marx
Kung-Fu
Lima Barreto
Linguagem e comunicação
Localização do Golfo Pérsico
Luiz Gonzaga
MEIO AMBIENTE
MIGRAÇÕES ANIMAIS
MMA Mixed Martial Arts
Madeira
Mahatma Gandhi
Maia
Mamíferos
Manguezal
Medicina
Memórias de Computadores
Mercosul
Mercosul: Países Integrantes
Mercúrio (planeta)
Mergulho
Mesóclise
Minas Gerais
Missão Científica Espacial Brasileira
Mix Útil
Modelos de Processadores
Modismos
Monarquia
Monteiro Lobato
Moralismo
Morfologia
Mundo Summary
Musculação
Médicos
Nado Sincronizado
Natação
Neologismo
Neologismos
O milênio da mulher
O que é Educação Física?
OEA
OLAP
OMC
ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO SUS - LEI 8080/90 E 8142/90
ORIGAMI
Op-art
Opep
Opinião
Os livros são um oceano infinito de conhecimento
PEB ll
POLUIÇÃO
Paleontologia
Parkour
Pedro Bandeira
Pedro Álvares Cabral
Pensamentos
Persa
Perímetros
Pesquisa
Pessoa
Piaget
Pintura
Placa tectônica
Planejamento e Gerência de Projeto de Software
Planície
Pleonasmo
Pontuação
Pop Art
Portugal
Povos indígenas
Presidentes da República do Brasil
Primavera Árabe
Princesa Isabel
Professor
Professor trollando aluno que não estuda
Pronomes átonos
Prosa Naturalista
Prova
Pré-História
Próclise
QUALIDADE DE VIDA
QUESTÕES DE Português Acentuação Com Gabarito
QUESTÕES DE Português Crase com Gabarito
Questão do Mensalão
Questões de Português Ortografia com Gabarito
R$9
RENASCIMENTO
RESPONSABILIDADE SOCIAL
ROCOCÓ
Racismo
Ranking Mundial de Educação
Rapa-Nui
Rebelião Popular
Rede municipal de saúde
Redundância
Relacionamento
Remo
Repetência
Reservas indígenas no Brasil
Respeite o Professor
Respostas
Resumo de Livro
Revolta da Armada
Revolta da Vacina
Revolta na Líbia
Revolta no Egito
Revolução Federalista
Revolução Francesa
Robô
Romana
Romero Britto
Russa
SADC
Saltos Ornamentais
Semânticas
Seriados
Sintaxe
Sismo
Sistema Operacional
Sistemática
Skate
Squash
Subjuntivo
Suméria
Surfe
Tabelas Cruzadas e DrillDown
Taekwondo
Teatro
Terremoto
Texto instrucional (injuntivo)
The Vampire Diaries
Tigres Asiáticos
Tipos de Frase
Triathlon
Turca
Turfe
Tênis
Unasul
União Europeia
União Européia
Urbanização da China
Urânio
Uso do Hífen (Novo Acordo Ortográfico)
Verbo Auxiliar
Verbos Abundantes
Verbos Anômalos
Verbos Defectivos
Verbos Regulares e Irregulares
Verbos Transitivos
Verbos de Ligação
Verdades e mentiras sobre o conflito das Coreias
Vida de professo
Viking
Voleibol
Voleibol de Praia
Volumes
Water Bike
Xadrez
Xenofobia
Xilogravura
Zuando na escola 2013
dúvida
léxico
regionalismo
saúde no Brasil
tempo verbal
toma dicionário na cara
variante linguística
Árabe - Civilizações
Áreas
Ângulos
Ênclise

Nenhum comentário:
Postar um comentário