Tênis - História, Regras e Fundamentos.




História do Tênis

O nome "Tênis" é derivado do velho nome francês dado ao jogo, "tenetz". Um jogo muito parecido com o tênis atual era jogado no século XIII na França, inicialmente em Paris pelas altas classes sociais. Alguns acreditam o tênis ter sido ensinado aos franceses pelos italianos e os gregos que conheciam um jogo similar durante aquele período. Os franceses chamavam o jogo de "jeu de paume"(jogo da palma), porque os jogadores usavam as palmas das mãos para bater nas bolas. Depois, as raquetes permitiram que os jogadores tivessem um melhor alcance. Aproximadamente 100 anos depois, a aristocracia britânica começou a praticar o esporte. O jogo era jogado em ambientes fechados com uma pesada e incomoda raquete e com confusas regras. Esse jogo, que em alguns aspectos é similar ao badminton, é chamado pelos americanos por "court tennis" e pelos britânicos de "real tennis".

         Isso foi até 1873 que o major Walter Clopton Wingfield que, fazendo uso de todo o seu conhecimento sobre o "real tennis" elaborou o chamado, pelos americanos, "lawn tennis". Em Dezembro deste mesmo ano, Walter anunciou as regras de seu novo jogo com raquetes. O jogo era jogado em ambientes abertos em quadras de grama e com a rede muito mais alta que é hoje. Wingfield patenteou o esporte em fevereiro do ano seguinte. "Lawn Tennis" cresceu rapidamente em popularidade na Grã-Bretanha e dispersado totalmente nos Estados Unidos da América(república).

         Mar Ewing Outerbridge, uma mulher bem rica habitante de uma ilha nos EUA, estava de férias em Bermuda(nação) no começo de 1874 e observou alguns homens britânicos jogando o jogo recentemente inventado por Walter Wingfield. Ela retornou a sua terra na primavera do mesmo ano e trouxe o equipamento de tênis com ela. O jogo foi brevemente difundo nas outras partes do país. Quadras foram construídas em Nahant, Massachussets, Newport e Philadelphia.

         O tênis continuou a prosperar no país e o Primeiro Campeonato de Tênis dos Estados Unidos foi realizado em 1881 no Newprt Casino em Newport. O campeonato foi para ser cediado em Forest Hills, N.Y., e por lá foi realizado de 1915 até 1920. De 1921 até 1923 o campeonato foi realizado no Cricket Club in Philadelphia. O torneio voltou para Forest Hills em 1924 e foi lá realizado até 1977. Em 1978, o evento mudou-se para o "Centro Nacional de Tênis da Associação de Tênis dos Estados Unidos em FlushingMeadow, N.Y.

         Wimbledon, o maior campeonato internacional, foi jogado pela primeira vez em 1877; o campeonato francês, em 1891 e o Australiano, em 1905. Esses 3 mais o campeonato dos Estados Unidos, começaram a serem chamados de "Big Four". Eles constituem os então chamados "Grand Slams"do tênis. Times nacionais vem competindo para a então famosa "Davis Cup", símbolo da supremacia do tênis internacional, desde 1900. Este ano Brasil jogou contra a Espanha em março, perdendo por 3 a 1.




O Jogo
         O saque é determinado por uma batida na bola com a raquete, afim de iniciar um ponto. Os jogadores sacam durante um completo "game". O saque mais usado é caracterizado por arremessar a bola no ar e, com um movimento brusco, bater na bola com a "cabeça" da raquete. A pessoa que saca precisa estar atrás da linha-de-fundo e, no primeiro saque ele deve estar à direita da quadra. Um correto saque deve mandar a bola por sobre a rede e cair na área de saque (o famoso "quadradinho") adversária diagonalmente. Em cada serviço o sacador tem duas oportunidades para acertá-lo. Errando as duas chances o jogador comete uma dupla falta e perde o ponto. Depois do primeiro ponto ser jogado, em qualquer jogo individual (simples), o sacador passa a sacar do lado direito da quadra e saca na outra área de saque. Após cada ponto, essa mudança de lado para sacar se repete(direita para esquerda e vice-versa). Em duplas, igualmente em simples, um jogador saca durante um "game", mas a cada saque ele saca para um adversário da outra dupla. O saque pode bater na fita da rede e cair na área de saque adversária, o que é denominado por um let e o sacador é permitido de sacar de novo. Uma "foot-fault" é denominada pelo toque na linha de fundo antes da bola ser tocada pela raquete, resultando na perda do ponto.

         Depois do serviço os jogadores devem tentar rebater a bola de volta por cima da rede até um jogador errar ou estar impossibilitado de alcançar a bola. Um ponto é perdido quando um jogado falha ao devolver a bola, ao tocar na rede com a raquete ou com o corpo, ao dar duplo toque na bola com a raquete, ao rebater a bola contra a rede, ao ser atingido com a bola ou ao rebater a bola antes dela passar da rede. Numa partida, especialmente quando o tempo atrapalha(luz do Sol, vento...) os jogadores mudam de lado da quadraquando a soma do número de games conquistados pelos dois jogadores(ou duas duplas) der um número ímpar.

         O Tênis usa um sistema único de contagem. Cada "game"(de 4 pontos) segue o seguinte padrão de placar: "15" indica 1 ponto marcado, "30" indica 2, "40" indica 3 e "game" indica 4 pontos marcados. Se ocorrer o empate dos jogadores em 40 x 40 ("quarenta iguais"), um jogador precisa marcar 2 pontos para ganhar aquele "game".

         As partidas de Tênis são disputadas numa "melhor de três ou cinco sets". Na maioria dos casos, um "set" é resultado de um jogador ter ganho seis "games" antes de seu adversário ganhar mais de quatro. Se um "set" empatasse em 5 x 5 ("games"), ganharia o "set" quem fizesse 2 "games" de diferença.                Mas, antigamente, os "sets" eram muito prolongados devido a essa regra (7x5 11x9 14x12 ...), foi então que, recentemente impuseram uma regra que não deixava que essas partidas fossem tão grandes : o "Tie Breaker". Essa regra é geralmente usada para determinar o "set" mais rapidamente. Essa regra é invocada quando um "set" estiver empatado em 6 x 6 ("games"). Existem dois tipos de "tie breaker". No primeiro tipo, o jogador que fizer cinco de nove pontos individuais ganha o "set" e no outro tipo, o mais comum, o jogador que fizer sete pontos individuais ganha o "set", desde que tenha uma margem de dois pontos de diferença.





Quadra
         Uma quadra de tennis normal tem 23,8 m de comprimento. Para jogos de simples (apenas 2 jogadores em quadra)a largura é de 8,2 m e para jogos de duplas, 11 m. A rede divide a quadra em duas metades iguais e fica, ao centro, a 91 cm do solo. A área de serviço (onde devem ser encaixados os saques)tem 6,4 m de comprimento e 4,1 m de largura.
         A bola, tradicionalmente de coloração amarela, é oca e feita de borracha e fibra sintética. Para jogos informais, a raquete, pode ter qualquer peso, qualquer tamanho ou qualquer construção. A maioria das raquetes tem 68,6 cm de comprimento e 22,9 cm de largura e pesam em torno de 368,5-425,2 g (13-15 oz). As cordas são feitas de nylon, plástico ou de tripas animais.            Originalmente, as raquetes eram feitas de madeira, mas a partir dos anos 80 esse material ficou ultrapassado e passou-se a fabricar raquetes a base de fibras, grafite e plástico (nos anos 90 também com um material muito resistente : o Kevlar -usado em coletes à prova de balas).



Atualmente

Brasil e Austrália se confrontam pela copa Davis.
A equipe Brasileira disputa uma vaga nas semi-finais da copa Davis contra a Austrália. No momento em que foi anunciado o resultado do sorteio que determina a ordem das partidas , os brasileiros não esconderam a alegria: os cinco integrantes das equipes serraram os punhos para festejar.
Gustavo Kuerten , que está encarregado de levar a equipe brasileira nas costas , abre o confronto enfrentando o australiano Patrick Rafter. No caso de vitória brasileira , abre-se uma perspectiva maior de sucesso no confronto, e Fernando Meligeni , que se diz totalmente recuperado da lesão sofrida no tornozelo esquerdo , enfrenta Lleyton Hewitt depois , entra na quadra com menos pressão.
A alegria dos brasileiros com o resultado do sorteio é justificável. Toda a ajuda de fatores extra é bem vinda , e chega até a ser necessária. Afinal, o Brasil terá pela frente uma equipe que detém 27 titulos da copa Davis , e que tem dois jogadores entre os dois melhores no ranking de entrada. Já o time brasileiro tem uma perspectiva bem mais modesta: espera ao menos repetir seu melhor resultado na competição – a classificação par as semifinais , já obtida em 66 , 92 e 2000.
Gustavo Kuerten está satisfeitíssimo com a oportunidade de abrir o duelo. “Achei ótimo ter sido definido que serei o primeiro a jogar. Sei que tenho a responsabilidade de começar na frente. Se o Brasil quer pensar em ganhar , eu sei que tenho que vencer”, disse.
O temor brasileiro era que Meligeni abrisse o confronto. Fininho teve uma má temporada em 2000, e este ano ainda não engrenou. Ele não nega o risco de derrota contra Hewitt é considerável. Mas ele juar que venderia caro esse resultado: “O Hewitt pode se preparar. Ele pode até ganhar de mim, mas levo essa partida para o quinto set”.
O capitão da equipe australiana , Jonh Fitzgerald , confirmou Rafter e Hewitt e escalou Wayne Arthurs para as duplas. “Quem tem dois top10 à disposição não pode ter duvidas”.
Rafter fez questão de alertar que os australianos não podem ser considerados galinhas mortas no saibro. Afinal , ele tem no currículo uma semifinal de Roland Garros (97) e um vice compeonato em Roma (99).


Equipe Brasileira

Nome: Gustavo Kuerten                                              Nome: Fernando Meligeni
Nascimento: 10/09/1976, em Florianópolis                 Nascimento:12/04/1971,em Buenos Aires
Estréia no Profissional: 1995                                      Estréia no Profissional: 1990
Altura: 1m91                                                               Altura: 1m80
Peso: 75 Kg                                                                 Peso: 64 Kg
Ranking de entrada: 2º                                               Ranking de entrada: 95º
Melhor posição: 1º                                                      Melhor posição: 25º
Corrida dos campeões: 10º                                          Corrida dos campeões: 86º
Ranking de duplas: 140º                                              Ranking de duplas: 460º         
Títulos de simples: 12                                                 Títulos de simples: 4
Títulos de duplas: 8                                                    Títulos de duplas: 7
Estréia na Davis: 1996                                                Estréia na Davis: 1993
Vitórias na Davis: 23                                                   Vitórias na Davis: 12
Derrotas na Davis: 9                                                   Derrotas na Davis: 14


Nome: Alexandre Simoni                                            Nome: Jaime Oncins
Nascimento:02/07/1979, em São Paulo                       Nascimento:16/06/1970, em São Paulo
Estréia no Profissional: 1997                                      Estréia no Profissional: 1995
Altura: 1m86                                                              Altura: 1m95
Peso: 78 Kg                                                                 Peso: 81 Kg
Ranking de entrada: 119º                                            Ranking de entrada: Não disputa               Corrida dos campeões: 10º                                          Melhor posição: 34º
Ranking de duplas: 136º                                             Ranking de duplas: 39º
Títulos de simples: 4 ( Challengers )                            Títulos de simples: 2   
Títulos de duplas: 0                                                    Títulos de duplas: 5
Estréia na Davis: 2001                                                Estréia na Davis: 1991
Participação em Davis: 2                                             Vitórias na Davis: 23
Vitórias na Davis: 1                                                      Derrotas na Davis: 13
Derrotas na Davis: 1                                                   





Equipe Australiana


Nome:Patrick Rafter                                                 Nome: Lleyton Hewitt
Nascimento:28/12/1972, em Queensland                    Nascimento:24/02/1981, em Adelaide
Estréia no Profissional: 1995                                      Estréia no Profissional: 1998
Altura: 1m85                                                              Altura: 1m80
Peso: 86 Kg                                                                 Peso: 65 Kg
Ranking de entrada: 8º                                               Ranking de entrada: 7º
Melhor posição: 1º                                                      Corrida dos campeões: 6º
Corrida dos campeões: 5º                                            Ranking de duplas: 20º
Ranking de duplas: 85º                                                Títulos de simples: 6   
Títulos de simples: 10                                                 Títulos de duplas: 2
Títulos de duplas: 10                                                   Estréia na Davis: 1999
Estréia na Davis: 1994                                                Vitórias na Davis: 12
Vitórias na Davis: 16                                                   Derrotas na Davis: 4
Derrotas na Davis: 9                                                  


Nome: Wayne Arthurs                                    Nome: Richard Fromberg
Nascimento:18/03/1971, em Adelaide                         Nascimento: 28/04/1970 , em Ulverstone
Estréia no Profissional: 1990                                      Estréia no Profissional: 1988
Altura: 1m91                                                               Altura: 1m96
Peso: 80 Kg                                                                 Peso: 88g
Ranking de entrada: 63º                                             Ranking de entrada: 129º
Corrida dos campeões: 53º                                          Melhor posição: 24º
Ranking de duplas: 17º                                                Corrida dos campeões: 117º
Títulos de simples: 0                                                   Ranking de duplas: não está ranqueado
Títulos de duplas: 6                                                    Títulos de simples: 4
Estréia na Davis: 1999                                                Títulos de duplas: 2
Vitórias na Davis: 3                                                     Estréia Davis : 1996
Derrotas na Davis: 3                                                   vitórias na Davis: 9
                                                                                      derrotas na Davis: 5
                                              




FONTE: EDMS – Trabalhos Escolares, Educação & Diversão (ANO 2000 - 2003)

Nenhum comentário:

Postar um comentário





Palavras mais buscadas no site:

Trabalhos Escolares Trabalho Escolar Biologia Português Matéria Português Rede Social Dicas de Português História Língua Portuguesa ZOOLOGIA Facebook Memes Trolls Geografia Memes Zuando muito no face Trollando Memes para facebook Escrevendo em redes sociais Dúvidas de Português Educação Física Concursos Públicos Gramática Esportes Concursos Dicas de Concursos Públicos Biografia Química O que é a língua portuguesa Física Questões para Concursos Geologia Informática Questões Enfermagem Geofísica Enem Cartaz Cartazes Manifestações TI Tecnologia Blocos Econômicos e Organizações Internacionais Arte Artes GENÉTICA Sociologia PROUNI SISU Concordância Biografias Dicas Diversos ECOLOGIA Faculdade Universidade Vestibular Matemática Simulado Atualidades Civilizações Protesto CAFTA Seu Trabalho Ortografia QUESTÕES DE Português com Gabarito Literatura Crase Computadores analógicos Curiosidades Esqui Aquático Gramática. História da computação História do hardware Redação Índio EVOLUÇÃO QUESTÕES de Matemática com Gabarito Indígena Resumo Uso da Crase - quando há (ou não) crase Geometria Analítica Livro Plural RACIOCÍNIO LÓGICO Artigos 196 a 200 da Constituição Federal Grafia Hífen Lei n° 8.142 Lei nº 8.080 Organização e Funcionamento do SUS QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO Com Gabarito Sistema Único de Saúde Autores Geometria Homônimos Parônimos Tecnologia da Informação Uso da vírgula Construções Geométricas Educação Resumos Vírgula Anita Garibaldi Equação da reta Questão de Concurso Reciclagem Sinônimos Verbos Vocativo Aleijadinho Aluísio Azevedo Aposto Avaliação Carta Comunidade Andina Dicionário Emprego Energia Estudar Fast Estudo Analítico do Ponto Estudo da Reta Exercícios Fernando Pessoa Formas variadas de linguagem Futebol Gauchês Ginástica História da Idade Média Idade Média Identidade Imagens para Facebook Inclinação da reta Lei Lei federal Nitrogênio Ortográfico Pedagogia Polo aquático Precisão e adequação vocabular Pronomes Psicologia Publicidade Reforma ortográfica Saúde Significados Tênis de Mesa Uso de por que Verbo Vocabulário por quê porque e porquê Ângulo de inclinação da reta 99 : Salário baixo e injustiça A Estrutura Curricular da Disciplina De Educação Física A Grande Influência da Lua em Nossas Vidas. A guerra civil gaúcha A participação do México no Nafta ACENTUAÇÃO ACENTUAÇÃO GRÁFICA ANARQUIA ASEAN Abandono Acentos Adolf Hitler Advérbios Afonso Pena AlCA x ALBA Alca Alfabeto Alfred Wegener Anatomia comparada Apec Apostila Apostila Concurso Professor Apostila PEB ll Arte Barroca Arte Rupestre Artesanato Arthur Aguiar Artigos Assíria Asteca Astrolábio Atletismo Até onde a Lua influencia a nossa vida? Automação Babilônia Badminton Balonismo Barack Obama Barão de Mauá Barão do Rio Branco Basquetebol Beisebol Benito Mussolini Benjamin Constant Bilhete Biodiversidade Biogeografia Biologia molecular Boxe Brasil - Eleições 2006 CEI – Comunidade dos Estados Independentes CLIMA Cabo de Guerra Caminhada Cana-de-açúcar Capoeira Caratê Caricom Carlos Chagas Carlos Drummond de Andrade Carta Argumentativa Carta comercial Carta de Reclamação Carta de informação Carta de solicitação Carta do leitor Cartaginês Cartão-postal Carvão mineral Casal Castro Alves Celta Charles Chaplin Chico Buarque de Holanda Chinesa - Civilizações Ciclismo Circunferência Clarice Lispector Classificação dos blocos econômicos Claude Debussy Comemoração em outros Países Comparativo entre C e java Comunidade Britânica Comunidade Sul-Americana de Nações Conceito Conceitos Concretismo Consciência Convite Copa 2014 Coreia do Norte e a Coreia do Sul Corrida Crise na Tunísia Cruzadas Crítica DEFENSIVOS AGRÍCOLAS DENSIDADE DESENHO DESMATAMENTO DESTAQUES NO MUNDO DOMESTICAÇÃO Dança Data Comemorativa Data Mining Data Warehouse Decreto nº 7.508 Descrição Desflorestamento Desrespeito com o professor Dia das Mães Dia do Descobrimento do Brasil - 22 de Abril Dicionário Web Direito Administrativo Dom Pedro I Duque de Caxias E-mail ESPÉCIES EM EXTINÇÃO EXPRESSIONISMO Educação no Brasil Educação nota 10 Egípcia Eleição de Dilma Rousseff Energia Solar Enunciação e contexto Escalada Escultura Esgrima Esporte Estrangeirismo Estrangeirismos Estudar é para os fortes Estudo da Circunferência Euclides Evolução da Tecnologia da Informação Exemplos de Textos do Cotidiano Expedições medievais realizadas em nome de Deus FIES FOTOSSÍNTESE Falsos Sinônimos Falta de Vagas Fauna Fenícia Feriados Feudalismo Figuras de estilo Filogenia Filogeografia Filosofia Fisiologia Flora Fly Fishing Formação de blocos econômicos Força de Floriano Fracasso da Alca Francesa Frases em imagens Frescobol Futebol americano Futurismo Fórmula 1 G 20 Financeiro GEO1M1 GEO2M2 Geometria Euclidiana Germânica Geógrafo Geólogo Ginástica Artística Ginástica de trampolim Globalização Glossário Web Golfe Golfo Pérsico Gonçalves Dias Governo x Educação Graciliano Ramos Grafite Grega Grego Grigori Perelman Guerra Guerra Civil Americana Guerra de Secessão Guia Prático Gêneros textuais argumentativos Gêneros textuais do cotidiano Gêneros textuais do universo jornalístico HISTiatÓRIA DA EDUCAÇÃO HISTÓRIA DA ARTE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃ Heitor Villa-Lobos Hidroginástica História do Futebol História em quadrinhos Homero Homo sapiens Homônimas e Parônimas Hóquei IMPRESSIONISMO Idade Antiga Idade Contemporânea Idade Moderna Importância da mulher na sociedade Inca Indiana Indigena Individualismo Industrialização da China Industrialização e Urbanização Indígena no Brasil Indígenas Inglesa Inglês Ingresso Tardio Inscrições Integração da Venezuela ao Mercosul James Watt Japonesa Jet Ski Jiu Jitsu Jogo de Queimada Jogos Olímpicos Pequim 2008 John Fitzgerald Kennedy José de Alencar Judô Karl Marx Kung-Fu Lima Barreto Linguagem e comunicação Localização do Golfo Pérsico Luiz Gonzaga MEIO AMBIENTE MIGRAÇÕES ANIMAIS MMA Mixed Martial Arts Madeira Mahatma Gandhi Maia Mamíferos Manguezal Medicina Memórias de Computadores Mercosul Mercosul: Países Integrantes Mercúrio (planeta) Mergulho Mesóclise Minas Gerais Missão Científica Espacial Brasileira Mix Útil Modelos de Processadores Modismos Monarquia Monteiro Lobato Moralismo Morfologia Mundo Summary Musculação Médicos Nado Sincronizado Natação Neologismo Neologismos O milênio da mulher O que é Educação Física? OEA OLAP OMC ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO SUS - LEI 8080/90 E 8142/90 ORIGAMI Op-art Opep Opinião Os livros são um oceano infinito de conhecimento PEB ll POLUIÇÃO Paleontologia Parkour Pedro Bandeira Pedro Álvares Cabral Pensamentos Persa Perímetros Pesquisa Pessoa Piaget Pintura Placa tectônica Planejamento e Gerência de Projeto de Software Planície Pleonasmo Pontuação Pop Art Portugal Povos indígenas Presidentes da República do Brasil Primavera Árabe Princesa Isabel Professor Professor trollando aluno que não estuda Pronomes átonos Prosa Naturalista Prova Pré-História Próclise QUALIDADE DE VIDA QUESTÕES DE Português Acentuação Com Gabarito QUESTÕES DE Português Crase com Gabarito Questão do Mensalão Questões de Português Ortografia com Gabarito R$9 RENASCIMENTO RESPONSABILIDADE SOCIAL ROCOCÓ Racismo Ranking Mundial de Educação Rapa-Nui Rebelião Popular Rede municipal de saúde Redundância Relacionamento Remo Repetência Reservas indígenas no Brasil Respeite o Professor Respostas Resumo de Livro Revolta da Armada Revolta da Vacina Revolta na Líbia Revolta no Egito Revolução Federalista Revolução Francesa Robô Romana Romero Britto Russa SADC Saltos Ornamentais Semânticas Seriados Sintaxe Sismo Sistema Operacional Sistemática Skate Squash Subjuntivo Suméria Surfe Tabelas Cruzadas e DrillDown Taekwondo Teatro Terremoto Texto instrucional (injuntivo) The Vampire Diaries Tigres Asiáticos Tipos de Frase Triathlon Turca Turfe Tênis Unasul União Europeia União Européia Urbanização da China Urânio Uso do Hífen (Novo Acordo Ortográfico) Verbo Auxiliar Verbos Abundantes Verbos Anômalos Verbos Defectivos Verbos Regulares e Irregulares Verbos Transitivos Verbos de Ligação Verdades e mentiras sobre o conflito das Coreias Vida de professo Viking Voleibol Voleibol de Praia Volumes Water Bike Xadrez Xenofobia Xilogravura Zuando na escola 2013 dúvida léxico regionalismo saúde no Brasil tempo verbal toma dicionário na cara variante linguística Árabe - Civilizações Áreas Ângulos Ênclise